Pata Negra – Um dos melhores presuntos crus do mundo

Entrada servida com o Pata Negra

O Pata Negra é um presunto cru de sabor peculiar. É suave e ligeiramente adocicado. Este paladar está diretamente ligado ao processo de engorda do porco (até 180 kg) e a uma produção artesanal cuidadosa.

A dieta do animal é baseada em “bolotas” (uma espécie de castanha), ervas selvagens, gramíneas e outras plantas perfumadas. Essa alimentação calórica e aromática confere à carne um gosto que lembra o de amêndoas, além de resultar em uma gordura marmorizada entre as fibras.

O processo de produção, apesar de durar de 28 a 30 meses, é simples. Compreende a salga com sal marinho, secagem e maturação da carne do pernil traseiro. Durante esse período, a carne ganha sabor, textura e aroma. Por receber cerca de 30% menos sal, sua desidratação é menor e sua carne mais tenra que a de outros presuntos curados.

Presunto Cru Pata Negra

Para servir, sugiro cortá-lo em finas fatias e consumi-lo na temperatura ambiente. O Pata Negra dispensa temperos e, se preferir, dá um toque todo sofisticado em saladas.

Na Espanha, país que concentra 80% de sua produção, costuma-se acompanhar a iguaria com o Jerez, um vinho fortificado típico da Andaluzia, muito tradicional pelo seu sabor marcante.

This entry was posted in Toque de Chef. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s