Temperatura do óleo sem termômetro

Se você não tem um termômetro culinário, uma boa dica para checar a temperatura do óleo é jogar um pedacinho de pão na frigideira. Dependendo do que acontecer com ele, você saberá exatamente em que temperatura o óleo está.

Se o pão for ao fundo e não subir, a temperatura está em torno de 150ºC. Considerada ainda baixa para uma fritura correta, já que assim o alimento acaba absorvendo óleo demais.

Se o pão foi ao fundo e subiu lentamente, a temperatura está entre 160º e 165ºC. Ideal para fritar alimentos delicados como legumes e verduras, pois assim não perdem suas principais propriedades.

Agora, se o pão sobe rápido à superfície, sua temperatura está entre 175º e 180 ºC. Ideal para a maioria das frituras, pois o alimento fica crocante e sequinho.

Mas tenha cuidado caso o pão queime. Nesse caso, a temperatura está alta demais, entre 180 e 185 ºC. Tire imediatamente a panela do fogo e espere a temperatura baixar um pouco. Você não vai querer que o óleo chegue em seu ponto de fumaça ( 200º ) e acabe queimando…

This entry was posted in Toque de Chef. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s